6 maneiras de deletar as olheiras
1. Precisou disfarçar as olheiras, mas não quer ficar com cara de tia?
Deixe seu corretivo mais claro e fluido misturando-o com um pouco de hidratante.
2. Amenize as olheiras com compressas de camomila.
Prepare um chá bem concentrado, espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer.Espalhe no algodão e coloque as compressas sobre os olhos durante 15 minutos. De preferência, faça a compressa deitada, com a cabeça elevada. Essa posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço.
3. Esta você já está cansada de saber: dormir pelo menos oito horas por dia é fundamental.
4. Tem exercício contra olheira: lentamente, force os olhos para o teto e volte a olhar para a frente. “Faça cinco repetições, cinco vezes ao dia”, ensina a esteticista Roseli Siqueira.
5. Aqui vai uma boa receita de máscara para clarear a região dos olhos: bata um punhado de salsinha com um pouco de soro fisiológico. Misture 2 colheres do preparado a 2 colheres de iogurte natural. Passe ao redor dos olhos, cubra com uma gaze e, em seguida, ponha mais um tanto do creme e cubra novamente com outro pedaço de gaze.
6. Não tem iogurte em casa? Então amasse 5 folhas de alface bem lavadas, aplique ao redor dos olhos e deixe agir por 20 minutos. Também é ótimo contra olheiras e inchaço.
17 maneiras de evitar e disfarçar as espinhas
1. Nunca esqueça de remover a maquiagem, por menos que você use. Os produtos entopem os poros e podem gerar espinhas.
2. O removedor de maquiagem acabou? Passe no rosto um algodão com um pouco de hidratante. Depois, lave com sabonete neutro para tirar o excesso de oleosidade do creme.
3. Evite espremer uma espinha, a qualquer custo. Saia da frente do espelho, respire fundo, mas tire a mão daí. A espinha some, mas a cicatriz fica. Em vez de mexer, aplique um produto secativo, que acelera sua maturação.
4. Apesar de ajudar muito, a limpeza de pele não deve ser feita quando as espinhas estiverem no auge da inflamação – quando cutucá-las pode piorar ainda mais a situação.
5. Se você já não aguenta mais e resolveu espremer, pelo menos faça direito: quando a espinha estiver amarela, fure-a com uma agulha descartável. Depois molhe um algodão com água morna e coloque em cima. “Então enrole os dedos em uma gaze e pressione de baixo para cima, com os dedos afastados da região machucada”, ensina a dermatologista Rosemari Mazzuco. Por fim, use um cotonete com álcool para desinfetar. Importante: use uma agulha para cada espinha e, depois, jogue fora.
6. Agora é sério: aquelas espinhas que não ficam debaixo da pele, sem estourar e doendo horrores, não devem ser manipuladas de jeito nenhum – podem virar uma inflamação brava.
7. Tire o cabelo da cara. Quando você usa franja ou vive com o cabelo caindo no rosto, a oleosidade do couro cabeludo se transfere para a pele, que fica mais sujeita à espinhas.
8. Vitaminas regulam a oleosidade da pele, sabia? As melhores são as do complexo B, presentes nos cereais e nas carnes magras. Mas não vale tomar suplementos: doses altas demais causam o efeito inverso, ou seja, o aparecimento de espinhas.
9. Capriche no consumo de verduras de cor verde-escura, como brócolis e espinafre. Elas são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo.
11. Uma espinha horrorosa apareceu bem no dia que você ia sair com aquele cara gato? “Para disfarçá-la, faça uma compressa envolvendo o gelo num pano limpo”, ensina a dermatologista Sandra Enner. “Isso alivia a vermelhidão. Depois, é só dar uma disfarçada com um corretivo.”
12. Compressas de camomila também são ótimas para acne. “Elas têm efeito antiinflamatório e melhoram o aspecto das espinhas”, garante a dermatologista Rosemari Mazzuco.
13. Antes de dormir, passe um pouco de própolis com um algodão sobre os pontos de acne. Tem que ser à noite, pois sob o sol ele pode manchar a pele.
14. Se o travesseiro acordou sujo, troque a fronha. O pus das espinhas pode infectar outras partes do rosto.
15. Pele oleosa tem baixa resistência. Tudo pode infectá-la, e daí já viu: espinhas. Antes de tocar o rosto, certifique-se de que suas mãos estejam bem limpas.
16. Fuja do sol. A primeira impressão é que a pele fica sequinha. Mas o sol estimula a produção de sebo e bastam duas semanas para uma pele gordurosa e cheia de espinhas aparecer.
17. Evite fast-food, pois alto teor de sal e iodo tem ação irritante na pele, podendo desencadear ou piorar a acne.
6 maneiras de combater os cravos
1. Anote a receita: 1 colher de chá de fubá + 1 colher de chá de caulim (encontrado nas farmácias) + 1 colher de camomila.
Passe no rosto em movimentos circulares, enxágue e você tem uma sessão eficientíssima de limpeza superficial dos pontos pretos.
2. As tiras adesivas contra cravos ajudam bastante. “Além da ação mecânica, têm substâncias que derretem o sebo”, diz Patrícia Rittes, dermatologista. Mas não abuse, pois o uso freqüente pode irritar a pele.
3. Comida muito salgada não faz nada bem para a pele. O excesso de iodo pode acentuar o aparecimento de cravos em quem tem tendência à acne.
5. Condicionadores, principalmente os sem enxágue, podem causar cravos. Evite passá-los na parte de cima do cabelo para poupar a testa.
6. Limpeza caprichada
• Nunca é bom cutucar a pele. Mas, se os cravos forem pretinhos, dá para tentar limpá-los em casa, como ensina a dermatologista Marina Odo.
• Coloque uma toalha morna sobre o nariz e deixe por 20 minutos, para amolecer os cravos.
• Com as mãos muito limpas e um pedaço de algodão entre os dedos, aperte delicadamente a ponta do cravo, até sair.
• Lave o rosto com um sabonete anti-acne para fechar o poro.
11 maneiras de deixar a pele menos oleosa
1. Lave o rosto de duas a três vezes por dia, mas não mais que isso. Muitas lavagens diárias retiram a proteção natural da pele e fazem as glândulas fabricar muito mais óleo para suprir a carência.
2. Qual é a temperatura ideal da água? “Fria”, responde Rosemari Mazzuco. Quanto mais quente, mais óleo a pele produz.
3. Usar uma loção adstringente é uma boa opção para limpar, fechar os poros e hidratar a pele sem deixá-la melada. Mas cuidado com as que contêm álcool. “Ele resseca a pele, que reage e fica ainda mais oleosa”, diz o dermatologista Marcelo Bellini.
4. Tente trocar os produtos se sentir que eles não fazem efeito – a pele pode reagir bem à novidade.
5. Antes de se maquiar, lave o rosto com um pouco de soro fisiológico gelado. Essa é a dica do maquiador Ton Reis. “Ele refresca a pele e diminui a oleosidade, fazendo a maquiagem durar mais”, explica.
6. Esfoliar a pele duas vezes por semana ajuda a remover as células mortas e deixa o rosto mais limpo e bonito. Bata no liquidificador as sementes de 2 papaias com 3 colheres de sopa de mel e massageie a mistura no rosto. Além de barato, é superfácil de fazer e funciona.
7. Outra solução caseira. Bata hortelã com água gelada e passe no rosto com algodão. Essa mistura ajuda a fechar os poros e diminuir a oleosidade e o brilho da pele.
8. Sabonetes com enxofre e ácido salicílico são ótimos para peles oleosas. Use duas vezes ao dia.
9. Para uma limpeza caprichada, use uma escova de dentes macia. Esfregue as cerdas em um sabonete neutro e passe de leve no rosto, em movimentos circulares. “Isso remove a oleosidade e os resquícios de pele velha”, ensina a esteticista Roseli Siqueira. Faça-a duas vezes na semana.
10. Não esqueça de lavar bem a região das orelhas. Ela acumula muita oleosidade, que pode acabar passando para a sua pele.
11. Esta é específica para peles sensíveis e oleosas: uma vez por semana, bata claras em neve, aplique no rosto e deixe secar. Enxágue depois de 15 minutos.
1. Nunca, mas nunca mesmo, deixe de usar protetor solar: eles são fundamentais para prevenir problemas futuros e rugas, que agora não incomodam, mas que um dia vão perturbar bastante… Está certo, eles aumentam, sim, a oleosidade da pele. Então, escolha um oil free e, ao chegar em casa, capriche na limpeza da pele.
2. Bobeou ao sol e o rosto ficou inchado e vermelho como um pimentão? Agora que o estrago está feito, faça compressas de gelo no rosto ou lave com água bem gelada. Depois, use hidratante à base de áloe vera.
4. Escolha os produtos certos para o seu tipo de pele. Isso faz toda a diferença. Peles sensíveis pedem camomila, arnica e calêndula; para peles ressecadas, o bom é usar produtos com lanolina, óleo de amêndoas, leite, germe de trigo e ginseng; para peles oleosas, azuleno, mentol ou ácido salicílico; peles normais respondem bem a própolis, rosa mosqueta, vitaminas D e A e óleo de cereja.
5. Quer deixar a pele macia e hidratada? Misture 2 colheres de sopa de fubá em 3 colheres de sopa de água. Passe no rosto. Aguarde 15 minutos e enxágue. É fazer para crer.
6. Beba muita água. Ela hidrata e mantém o pH da pele balanceado.
7. Aposta da cromoterapia para pele legal: deixe uma luzinha verde ou azul ligada no seu quarto à noite, enquanto você dorme.
8. Disciplina é fundamental. Você não toma banho, escova os dentes e penteia o cabelo todos os dias? Habitue-se também a limpar a pele. Acredite, ela responde rápido aos bons tratos.
9. O creme que a sua mãe usa no rosto não é bom para você. Produtos formulados para adultos (que estão mais preocupados com as rugas) podem provocar ardor, irritação, vermelhidão e inchaço na sua pele.
10. Beije muuuuito. Momentos de prazer estimulam a circulação sanguínea, facilitando o vaivém de nutrientes e a eliminação de toxinas.
E aí meninas,entenderam? Então bora cuidar da pele para ficar sempre linda.
xo @GarotaSabeTudo_
Nenhum comentário:
Postar um comentário