Quando se fala em mudar o visual a primeira coisa que muitas mulheres pensam é em mudar a cor dos cabelos. Mas nem sempre o resultado dá muito certo. Quem costuma usar tintura vai atrás da decapagem para ter de volta a cor natural dos cabelos.
Meninas dos cabelos coloridos de azul, vermelho, verde, rosa e etc, se vocês usaram anilina, esqueçam, o DekapColor não fará absolutamente nada em seus cabelos! Esqueçam, nem descolorante tira anilina.
Tem gente que usa anilina sem saber que é, pois compram a mistura no Mercado Livre sem saber exatamente de onde foi extraído o pigmento daquele tonalizante, e vem matando a pau, falando mal do DekapColor, que deixou o cabelo de outra cor indesejada ou que não fez efeito e que gastou dinheiro a toa.
Outro cabelo que pode desistir de vez do DekapColor, são os cabelos com: Hennê, renna, tinta de pó (natucor e afins, dessas de misturar com água), pois na própria bula diz que o DekapColor não é incompatível com estes produtos, mas diz que não eliminará os pigmentos, já que se tratam de produtos a base de algum metal pesado, ou algo que o DekapColor não pode interagir.
Meninas que usam tinta preta há muitos anos, é difícil demais conseguir clarear muito, o máximo que vai acontecer é desbotar para o castanho escuro ou médio, depende de vários fatores.
Cabelos vermelhos com tinta em cima de tinta, também são super complicados de ficarem muito claros a ponto de ficarem loiros. Então é bom desbotarem bastante os cabelos vermelhos com o DekapColor até não aguentar mais, usar muito anti resíduos e depois usar uma boa coloração que seja cinza profundo (.11 no final). Já vi a coloração profissional da L'oreal fazer maravilhas em cabelos de pessoas que desistiram do vermelho, no caso que presenciei, foi usada somente a coloração 6.11 (louro claro cinza profundo) da Marirel com oxigenada de 20 volumes da mesma marca.
Cabelos que as pontas insistem em ficar escuras, cortem os cabelos e façam um belo ombré para tirar a cor indesejada, até porque o DekapColor não fuinciona mais depois de muita aplicações, parece que o óleo dele satura o cabelo e não dá mais para desbotar nada com o mesmo. Aí é caso de descolorir mesmo, mas escolham um bom descolorante (ex. Platine Precision da L'oreal com ox de 20 ou 30 da mesma marca, V-light da Matrix com oxigenada da Matrix ou da L'oreal)
Cabeleireiros que trabalham em salões, ainda mais os grandes, não dizem que conhecem o produto, pois é mais vantagem para eles detonarem um cabelo e deixá-lo super manchado na base do descolorante, do que aplicar um produto que não vai necessitar de tratamentos tão especiais depois, pois o DekapColor resseca muito pouco, tem gente que nem nota (depende do cabelo, dos tratamentos que a pessoa usa e outros fatores). Sem contar que necessitam várias aplicações para surtir efeito, e pode ser que o efeito final não seja o desejado pelo motivo do DekapColor parar de fazer efeito depois de uma certa quantidade de aplicações, como já foi dito.
DESCOLORANTE X DEKAPCOLOR:
Descolorante contém soda caustica, água oxigenada e amônia (alguns não possuem, mas não abrem tantos tons, não clareiam tanto). Após usá-lo no cabelo todo, que havia alguma tinta, o mesmo fica super manchado e bem amarelão, isso quando não usam um danado de um pó descolorante "tabajara" dentro de um pote de um importado e deixam o cabelo amarelo ou laranja radioativos!
No salão eles chamam de decapagem, mas na verdade é descoloração mesmo, e eu recomendo que não confiem no descolorante que está dentro do pote bonito do salão. Já postei sobre "confiar nos produtos do salão", quem tiver curiosidade ou precisar de informações sobre, é bom que todo mundo saiba que não é bem tudo aquilo que eles dizem sobre o produto.
A decapagem é um procedimento super agressivo, onde é usado um descolorante super forte ou o que tiver no salão, com água morna misturada ou ox de 10, 20 ou 30vol, não pode ser usada a ox de 40. Acaba que dá na mesma que descolorir, o cabelo fica aquele amarelo OVO CAIPIRA todo manchado, destruído, emborrachado, quebradiço, sem brilho... enfim, realmente não compensa decapar um cabelo.
Já o DekapColor, não contém amônia, água oxigenada e nem descolorante é, tanto que se você passar na parte virgem do seu cabelo, nada acontecerá, só age mesmo onde há coloração. Ele serve somente para remover pigmentos de colorações indesejadas que ainda estão em seus cabelos, NÃO REMOVE OUTRAS QUÍMICAS (essa é uma dúvida que muita gente tem. Me perguntam se elimina relaxamento, henê e etc, mas não, é só para tonalizantes e colorações). O cabelo continua com brilho, não é incompatível com alisamentos (só com henê que não funciona), não deixa o cabelo amarelo radioativo. Enfim... uma série de vantagens, ainda mais que é um produto super fácil de aplicar e não necessita que você pague algum salão para fazer isso, a não ser não tenha noção alguma de como mexer em seus cabelos, já que frequenta salão e nunca se atreveu a encostar as mãos nos cabelos, só encosta para lavar e pentear! rs
E para as mocinhas que estão acostumadas a fazerem procedimentos fáceis de se fazer em casa, fiquem espertas e aprendam a fazer em casa, ou caso não consigam, levem seus próprios produtos para o cabeleireiro aplicar para você, sem deixar misturar absolutamente nada do salão. Não confiem em produto de salão!!! É sério!
Errem, errem de novo, mas aprendam uma hora a fazerem seus próprios retoques, hidratações, coisas básicas que um cabelo precisa, pois até os hidratantes dos salões podem ser outro hidratante que eles colocam dentro do lindo pote de marca boa!
Não existe produto milagroso, não se iludam.
Fiquem de olho nos produtos do salão!
Um alerta super importante para quem acha que é melhor cuidar dos cabelos no salão do que em casa!
Primeiramente, nunca confiem no que há dentro dos lindos potes de produtos caros e profissionais, pois na maioria das vezes os cabeleireiros colocam um "genérico" bem baratinho lá dentro para ter um lucro bem maior. (Eu chamo de tabajara essas sacanagens! rs).
O melhor de tudo para os cabelos e até mesmo para o bolso, é aprender a fazer em casa, seja sozinha ou com a ajuda de alguém, mas caso não tenha jeito, sejam curiosas, perguntem, peçam para ver o que irão aplicar nos seus cabelos, perguntem sobre a marca e anotem tudo, pois os cabeleireiros aproveitam da inocência das clientes e jogam aquela lábia para ganhar mais dinheiro e usar aquilo que ele tem alí na hora. Lembrem-se disso!
Não tenham vergonha de serem "chatas" ao se mostrarem curiosas, pois vocês estarão dentro do direito de vocês.
Ninguém merece pagar caro por uma coisa que na verdade é barata, sem contar que o resultado vai deixar a desejar.
Quando tiver que fazer algum tratamento com "química" em salão, compre os produtos e peça ao cabeleireiro para utiliza-los, assim não há riscos e os cabelos agradecem!
Espero que a dica seja útil para todas vocês que gostam de estar sempre em dia com a saúde e beleza dos cabelos!
Nem tudo o que reluz, é ouro.